top of page

Sobre

André de Castro, brasileiro, solteiro, 32 anos, jornalista pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Foi coordenador do núcleo de TV e rádio do MEC; assessor de comunicação no atendimento à imprensa do MEC; repórter no Grupo Informe Comunicação; repórter na assessoria de imprensa da CAIXA Econômica Federal; criador do QuimCast (podcast do Conselho Federal de Química); repórter na TV Brasília; âncora na rádio Verde-Oliva FM; repórter da revista Tendências e Negócios; assessor de imprensa na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal; coordenador de Mídias Sociais do Conselho Regional de Relações Públicas; locutor há 17 anos e atua também como mestre de cerimônias em eventos governamentais e privados.
Reportagem durante a "Agrobrasília" para o programa Tendências e Negócios na TV Brasília (Rede TV). 2014
O início
 
"Tudo começou há 17 anos, quando era office boy em uma emissora de rádio comunitária no interior de Minas Gerais. Certo dia o locutor do horário foi despedido e quando cheguei, o diretor estava sozinho, dentro do estúdio e a música iria acabar. O cara estava desesperado, pois, não tinha ninguém para ler os anúncios de patrocinadores, logo a frequência ficaria muda.
 
"André, você sabe mexer nesses botões?" 
 
Respondi que sim, pois nas horas vagas, ficava observando os operadores.
 
"André, sabe ler?"
 
Respondi que sim, tremendo de medo, confesso!
 
Ocorreu exatamente o que você está pensando!
 
"Sente aí e dê andamento na programação!", ordenou o chefe.
 
Com esta idade, no auge da adolescência, oitavando (voz de pato mesmo, rsrsrs), assumi a mesa de operações e o trabalho de locutor. Fui bastante criticado, tentaram me desanimar, mas acabei seguindo. Com a prática e estudo, fui melhorando na profissão de locutor e produtor.
 
Alguns anos se passaram e com 18, resolvi  me alistar no Exército Brasileiro. Percebi que dentro das forças armadas existia uma rádio. Participei de um processo seletivo e consegui a vaga. Fiquei ali por cinco anos. Durante o período fazia faculdade de Jornalismo na Universidade Católica de Brasília.
 
Posteriormente conseguir uma vaga de repórter televisivo em um programa independente na TV Brasília. Depois fui trabalhar na Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação do Distrito Federal, outro lado do balcão. Passei, rapidamente pelo Ministério da Educação e fui até Mestre de Cerimônias, fazendo eventos com públicos que chegavam a cinco mil pessoas. Também coordenei as mídias sociais do Conselho de Relações Públicas do Distrito Federal, por um tempo, onde era responsável pelo conteúdo do site e redes de relacionamento on-line.
 
Atualmente presto serviços na área de jornalismo para a CAIXA Econômica Federal, por meio do Grupo Informe Comunicação".
André de Castro
Apresentando programa na rádio Verde-Oliva FM (Exército Brasileiro). 2010
Início da carreira de locutor, com 14 anos, na rádio Piedade FM, Minas Gerais. 2003
DSC00609.JPG
No estúdio da rádio Verde-Oliva FM
bottom of page